Conheça a cláusula Buy or Sell - uma forma interessante e equilibrada de se prevenir conflitos societários na hora da dissolução.

Áurea Cristhina Cruz • May 19, 2022

O acordo de Cotistas é muito importante para prevenir conflitos societários

Mais importante do que saber como ingressar em uma sociedade é definir como se vai sair. Sem um acordo de acionistas que estabeleça uma regra de saída, o sócio muitas vezes tem que recorrer ao judiciário para conseguir desligar-se da sociedade de forma justa, o que certamente gera enormes desgastes e o dispêndio de muitos recursos e tempo.

Há várias formas de se estabelecer regras de saída e essas formas variam conforme o tipo jurídico da sociedade.

Uma regra interessante que pode ou deve ser prevista em acordo de cotistasde  é a chamada Buy or Sell (compre ou venda), que dá direito ao sócio que não deseja continuar com a sociedade de fixar um preço por cota/ação com o qual concordaria em comprar as ações do outro sócio ou vender as suas, cabendo ao outro sócio decidir se vende ou se compra.

Um outro caminho para se chegar a um preço justo é a contratação de uma empresa de avaliação independente.

Uma empresa pode ser avaliada por três formas distintas: Valor Patrimonial (grandeza contábil) Valor Econômico (Realidade de Caixa) Valor de Mercado (grandeza mercadológica)

Ao prever que tratamento a empresa dará aos conflitos societários através de um acordo de acionistas bem feito os sócios podem concentrar todos seus esforços na viabilização do negócio, sem receios ou riscos de sobressaltos.

Sem o acordo, eles se expõem ao risco de desperdiçar todo a dedicação feita à empresa além dos riscos patrimoniais, financeiros e sobretudo de tempo.

Se a sua Clínica ou Hospital ainda não tem um bom acordo de cotistas, sempre há tempo de se elaborar. Essas regras tão importante se estabelecem de forma equilibrada na fase em que o convívio entre os sócios é harmonioso, no tempo em que todos prezam pelo bem comum e compartilham o desejo de alcançar o sucesso empresarial .


Médico entregando documento para paciente assina
Por Larissa Martins de Lara 22 de junho de 2022
Os dados coletados dos pacientes devem ter seu consentimento. É importante também que o paciente declare conhecer os eventuais compartilhamentos de seus dados com terceiros e o tempo pelo qual as informações serão armazenadas.
Dados médicos em papel sob um aparelho de pressão e um estetoscópio roxo.
Por Áurea Cristhina Cruz 20 de junho de 2022
A adequação à LGPD não é uma escolha das empresas de saúde, mas uma obrigação! O não atendimento à essa exigência pode gerar pesadas multas às Clínicas e Hospitais
Parte de uma Cadeira de Roda com um braço masculino apoiado
Por Áurea Cristhina Cruz 17 de junho de 2022
Lei isenta de Imposto de Renda aposentadorias e pensões pagas portadores de moléstias graves. A isenção independe da gravidade e permanece após a cura.