As empresas prestadoras de serviços na Área de Saúde vivem, no cenário brasileiro atual, momentos de grandes dificuldades. O setor é premido pela ditadura dos Planos de Saúde - que impõem preços, prazos e formas de pagamento; tem custos operacionais altíssimos; severas exigências legais dos órgãos regulamentares - a requererem vultosos e constantes investimentos; público-alvo cada vez mais exigente; riscos civis e operacionais bastante expressivos e mão de obra cara, especializada e com oferta restrita.
Para completar o quadro, embora seja responsável por mais de 10% do PIB nacional, segundo dados do Conselho Nacional de Saúde, a tributação do setor de Saúde Privada no Brasil é uma das mais altas do mundo.
Dos principais direitos fundamentais do cidadão (educação, saúde e segurança) o setor de saúde é o mais tributado. Por sinal, é até mais tributado que o setor financeiro, podendo representar até 35% do total faturado pelas empresas do setor, além dos custos sociais e previdenciários.
Diante de todas essas limitações e dificuldades, somente uma política de redução dos custos ficais e mitigação dos riscos através de investimentos em ações que promovam a segurança jurídica e fiscal podem otimizar os resultados e permitir a continuidade dos negócios.
A vivência cotidiana com os problemas que todas as empresas do segmento enfrentam fez com que o escritório Áurea Cruz & Advogados Associados desenvolvesse diversas soluções tributárias e operacionais que permitem a mitigação de riscos legais, a redução de custos tributários e a questão da vinculação jurídica com o Corpo Clínico e demais profissionais de Saúde.