6 causas de extinção de sociedades que podem vitimar as empresas de saúde.

Áurea Cristhina Cruz • March 22, 2022

O contrato social e o acordo de cotistas deverão antecipar-se quanto a essas hipóteses de extinção da empresa

O que é a sociedade limitada?

A sociedade limitada é um conjunto de dois ou mais sócios na atividade empresarial, que irão contribuir com moeda ou bens avaliáveis em dinheiro para que se forme o capital social.

Ele divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada sócio. Sua responsabilidade se restringe ao valor desse capital, mas eles podem responder solidariamente pela integralização dele, ou seja, sua obrigação é com sua parte, mas pode ser chamado para a integralização das quotas se os outros sócios deixarem de fazê-lo.


Causas da dissolução de sociedade limitada

A dissolução da sociedade pode ocorrer por diversos motivos. Eles vão desde a própria vontade dos sócios, por circunstâncias do mercado e até por determinação judicial ou legal. Entre as principais causas podemos destacar algumas, para que você se antecipe e possa evitá-las:


  • Vontade dos sócios

Os sócios podem decidir acabar com a sociedade. Para isso, é preciso obter um quorum qualificado para deliberar o ato. Isso pode ocorrer em duas ocasiões: consenso unânime dos sócios e decisão com número de sócios que atinja pelo menos três quartos de votos.


  • Término do prazo de sociedade

Algumas sociedades podem determinar quando vai ocorrer o vencimento da sua duração. Isso apenas não ocorrerá se ao final do prazo não houver oposição. Aí então ela poderá ser prorrogada por tempo indeterminado.


  • Falência

Quando a empresa declara falência, a sociedade limitada naturalmente se dissolverá. Ao fazer a declaração, sua dissolução é automática.


  • Falta de pluralidade de sócios

A sociedade limitada, por definição, precisa ter dois ou mais sócios. Se um sócio falecer, por exemplo, de modo que apenas um restará, ou ele admite um novo sócio ou dissolve a sociedade.

Legalmente isso precisa ser feito no prazo de 180 dias e, passado esse período sem o restabelecimento da pluralidade, ocorre a dissolução. Neste caso é possível optar pela mudança para Empresa Individual onde há somente um sócio.


  • Impossibilidade de atingir o fim social

Essas razões tornam a existência da sociedade limitada sem propósito. Ela é criada para um certo fim ou objeto social, portanto se não for mais possível realizá-lo, ela precisará ocorrer a dissolução.



  • Extinção da autorização de funcionamento

O empreendimento que precisa de autorização para funcionamento não poderá, logicamente, continuar existindo após a expiração desse prazo. Ocorrendo isso, naturalmente, a sociedade é extinta.

Essas são as principais causas de dissolução de uma sociedade limitada. As razões são muitas, mas cabe a você estar atento para que seu


Médico entregando documento para paciente assina
Por Larissa Martins de Lara 22 de junho de 2022
Os dados coletados dos pacientes devem ter seu consentimento. É importante também que o paciente declare conhecer os eventuais compartilhamentos de seus dados com terceiros e o tempo pelo qual as informações serão armazenadas.
Dados médicos em papel sob um aparelho de pressão e um estetoscópio roxo.
Por Áurea Cristhina Cruz 20 de junho de 2022
A adequação à LGPD não é uma escolha das empresas de saúde, mas uma obrigação! O não atendimento à essa exigência pode gerar pesadas multas às Clínicas e Hospitais
Parte de uma Cadeira de Roda com um braço masculino apoiado
Por Áurea Cristhina Cruz 17 de junho de 2022
Lei isenta de Imposto de Renda aposentadorias e pensões pagas portadores de moléstias graves. A isenção independe da gravidade e permanece após a cura.