A maior e mais eficiente POLÍCIA FISCAL ELETRÔNICA do mundo!!!
T-REX - O super computador da Receita Federal
O século 20 foi marcado por grande informalidade fiscal, e, por consequência por um grande volume de receitas não tributadas em razão da sonegação, também chamada de evasão fiscal
Essa sonegação tinha por justificativa a viabilização de empreendimentos negociais porque a excessiva tributação sempre foi um entrave ao mundo dos negócios.
Empresas e Profissionais liberais buscavam por meio da EVASÃO FISCAL aumentar seus resultados, não declarando suas receitas e, portanto, não recolhendo os impostos devidos.
A Receita Federal pouco podia fazer para combater a sonegação porque num país de dimensões continentais como o nosso, fazer uma varredura fiscal contando apenas com os auditores fiscais era (e ainda é) uma tarefa impossível de se executar. O custo de fiscalização ficaria maior que o próprio resultado obtido.
Mas a Receita Federal mudou sua estratégia e pouco tem realizado novos concursos para Auditores Fiscais. O Ministério da Fazenda passou a investir pesadamente em Tecnologia. Há quase 5 anos que o maior gasto do governo federal em T.I. representa investimentos na Receita Federal.
Os investimentos foram tão altos que superou até o do Poder Judiciário que migrou nos últimos anos de uma operação física (com processos em papel) para uma estrutura quase que totalmente digital, no Brasil todo.
Com todo esse aparato os tempos mudaram e o Leão parece não ser mais o representante da fúria arrecadatória da Receita Federal.
O novo representante da Receita é o Tiranossauro Rex - o nome do SUPER COMPUTADOR DA RECEITA FEDERAL
• Possui uma gigante capacidade de processamento de informações. Poderia processar simultaneamente todos os dados fiscais produzidos pelo Brasil, EUA e Alemanha simultaneamente
• Maior computador produzido pela IBM sob encomenda do Brasil
• As informações são checadas por meio de um conjunto de malhas: a malha cadastro, malha fiscal, malha financeira, malha débito. O termo “malha fina” é uma abstração ao processo de verificação de inconsistências das declarações do imposto IRPF e IRPJ, age como uma espécie de peneira para as informações recebidas
• Cada declaração produzida e transmitida para a receita Federal passa por 78 filtros por segundo, comparando com informações recebidas das mais diversas fontes que alimentam esse gigantesco banco de dados.
No próximo artigo falaremos do HARPIA o software que faz com que o T-Rex seja tão ameaçador aos contribuintes.